top of page

Três Preciosas Oportunidades

 

Texto: Lucas 15.11-24

 

INTRODUÇÃO

 

Você já perdeu uma grande oportunidade que em seguida lamentou?

 

Sabemos que a vida está cheia de oportunidades tais como uma entrevista, um negócio, encontrarmos com a pessoa que virá a ser

nosso cônjuge, etc. Muitas delas se apresentam tão somente uma vez. Mas a melhor oportunidade que alguém pode ter é encontrar-se com Aquele que quer dar-lhe vida, e vida em abundância.

 

 

1. OPORTUNIDADE DE UM ENCONTRO.

 

“E buscar-Me-eis, e Me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração’” (Jr 29.13).

 

Não importa quão distante tenhamos nos afastado de Deus, devemos fazer uma parada no caminho e tomar a decisão de nos encontrarmos novamente com nosso Deus Pai. Como o filho pródigo que tomou a decisão de retornar a casa de seu pai em busca de uma segunda oportunidade, você está fazendo o mesmo ao esforçar-se por ter um encontro com Deus.

 

Em seu discurso aos atenienses, O apóstolo Paulo expressa que qualquer que deseje ter um encontro com Deus, não Ihe será difícil,

”porque ainda que apalpando podemos achá-Lo: Ele está sempre tão perto de nós como o ar que respiramos” para buscarem a Deus se, porventura, tateando, o possam achar, bem que não está longe de cada um de nós; pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos, como alguns dos vossos poetas têm dito: Porque dele também somos geração”. (At.17.27-28).

 

 

 

 

“Levantar-me-ei e irei ter com meu pai, e dir-Ihe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti, já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-rne como um dos teus jornaleiros”. (Lc 15.18-19). O jovem da parábola decide não ficar prostrado em sua condição e se arrisca em buscar outra oportunidade. Só obtemos uma genuína reconciliação com Deus, quando reconhecemos nossa condição pecaminosa, quando nos arrependemos, renunciando a tudo a que fizemos no passado, suplicando a perdão da parte de Deus. Ao fazermos isto, a mão de Deus se estende oferecendo-nos Sua misericórdia, “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a Injustiça” (1João 1.9).

 

3. OPORTUNIDADE DE RESTAURAÇÃO.

 

“Mas Deus prova a Seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nos, sendo nos ainda pecadores” (Romanos 5:8).

 

Todos os nossos pecados e enganos mereciam receber um castigo, porém Deus aceitou que Seu Filho Jesus Cristo tomasse nosso lugar e pagasse pelos atos que cometemos. Na parábola do filho pródigo, o pai decide restaurar a dignidade que seu filho perdera e faz uma grande festa de celebração, mandando sacrificar um bezerro cevado em honra a este filho que havia retornado, porque aquele a quem tinha por morto voltou para a vida; e a que se havia perdido, foi achado.

 

(Lc 15.23-24)...“Trazei também e matai o novilho cevado. Comamos e regozijemo-nos,  porque este meu filho estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado. E começaram a regozijar- se” .

Esse sacrifício é um protótipo do sacrifício de Cristo na Cruz do Calvário, que é o único meio estabelecido por Deus para nos reconciliar com Ele. “Em que temos a redenção em seu sangue, e o perdão dos pecados.”

 

PESSOAS QUE TIVERAM UM ENCONTRO COM DEUS

 

Quando Jacó teve seu encontro face a face com o anjo do Senhor, ele pode dizer: “Tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva” (Genesis 32.30).

 

O patriarca Jó, que se justificava ao não encontrar uma explicação do porquê de sua situação, quando teve seu encontro face a face com Deus, disse: “Eu te conhecia só de ouvir falar, mas agora os meus olhos te vêem. Por isso, me abomino e me arrependo no pó e na cinza”. (Jó 42.5-6 ).

 

O profeta Isaias ficou assombrado ao ver a glória do Senhor e exclamou: “Ai de mim Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios: os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos” (Isaias: 6:5).

 

CONCLUSÃO

 

Ter um verdadeiro encontro com Deus é saber que:

1 – Deus preparou a redenção para o homem, pois foi este quem errou o caminho afastando-se dEle.

2 – Na Cruz você poderá experimentar o sacrifico de Jesus e a liberdade para sua vida.

3 – Viver um arrependimento genuíno é a porta de entrada para a Salvação.

4 – Pode-se experimentar uma cura interior de todas as feridas ocasionadas no passado.

 

Igreja evangélica Ministério Efraim – 10.02.2015

bottom of page