
Somos a nova criação de Deus
“Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas” (II Coríntios 5:17).
Se traduzirmos a palavra ktisis do grego como "criação" e não como "criatura" veremos esse texto assim.
É justo porque das 19 vezes que a palavra ktisis ocorre no Novo Testamento, a grande maioria é traduzida por "criação" como está em Marcos 10:6; e 13:19; Em Romanos 1:20; e 8:19-22; em Colossenses 1:15, entre outros.
Embora em alguns casos a tradução "criatura" seja possível, Algumas das traduções mais respeitadas internacionalmente preferem também "criação" em vez de "criatura", como a RSV e a NVI.
"Criação" expressa melhor o sentido do que Paulo deseja dizer em 2 Co 5:17, porque seu ponto não é a transformação psicológica e espiritual que acontece com uma pessoa que está em Cristo, Mas sua participação na nova criação que já foi iniciada por Deus em Cristo.
O contraste coisas "antigas" e "novas" não é um contraste entre o tempo antes e depois da conversão da pessoa a Cristo, mas entre o período antes e depois da vinda de Cristo, entre a velha era e a nova.
Entendido dessa perspectiva o verso está dizendo que se alguém está em Cristo ele faz parte da nova criação, da nova humanidade cuja cabeça é Cristo, e desfruta de todos os privilégios desse novo status.
Quem está em Cristo goza aqui e agora da presença do Espírito Santo como penhor do que ainda há por vir e experimenta o gozo e os poderes do mundo vindouro.
“Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa. O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória” (Efésios 1:13-14)
Quem tem a Cristo “não terá a vida eterna” , mas “já tem a vida eterna” , por conhecer a Deus e a seu filho;
“E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (João 17:3).
Quem tem a Cristo desfruta de um novo coração; “Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo” (Gálatas 6:14-15).
As Escrituras enfatizam especialmente a nova relação que aquele que está em Cristo mantém com Deus. Antigamente éramos filhos da ira, dominados pelo mundo, pela carne e pelo diabo e debaixo do juízo de Deus, (Efésios 2:1-3);
Agora somos perdoados e aceitos por Deus, adotado como filhos em Cristo. Nenhuma condenação existe contra nós;
“PORTANTO, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito” (Romanos 8:1).
Satanás já não tem mais qualquer autoridade ou direito sobre nós, apesar de ainda tentar nos levar ao pecado. Não importa o que ele (satanás) diga, vale o que Cristo disse;
“Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca”(1 João 5:18).
O crente, à semelhança de um escravo exposto à venda na praça, foi comprado por preço, e agora, passa a pertencer totalmente ao novo dono.
O antigo patrão não tem mais qualquer direito sobre ele, como rezava a legislação romana da época. Assim, Paulo diz que fomos comprados por preço;
“Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus” (1 Coríntios 6:20).
Agora somos livres, não devemos nos deixar outra vez escravizar;
“Fostes comprados por bom preço; não vos façais servos dos homens” (1 Corintos 7:23), (1 Pedro 1:18).
Apóstolos Sandim e Orali – 02.10.2014