top of page

O Novo Nascimento

 

INTRODUÇÃO

 

O homem foi criado com liberdade de escolha;

 

 “MAS DA ÁRVORE DO CONHECIMENTO DO BEM E DO MAL, DESSA NÃO COMERÁS; PORQUE NO DIA EM QUE DELA COMERES, CERTAMENTE MORRERÁS” (GN 2.17).

 

Em Sua infinita sabedoria, Deus, o Criador do universo, desejou que tudo fosse governado por leis, tanto no reino espiritual como no reino natural. Por isso, ao dar forma e vida ao homem, condicionou sua liberdade à exclusiva obediência à Sua Palavra. Apesar de ter sido muito generoso com o primeiro casal, dando-lhes todas as coisas em abundância, Deus estabeleceu um limite que eles não deveriam ultrapassar. O Senhor não queria que o homem lhe obedecesse mecanicamente, como um robô; Ele desejava que o homem o fizesse por vontade própria, utilizando a plena liberdade de escolha que lhe concedera.

 

1. O NOVO NASCIMENTO É PARA TODOS

 

Nicodemos era um homem muito respeitado em sua época, dedicado a ensinar a lei tanto a líderes religiosos como ao povo em geral. Além do mais, era um grande moralista; jejuava duas vezes por semana, orava durante duas horas diárias e zelava diligentemente pela doutrina.

 

No entanto, certa noite Nicodemos procurou Jesus, dizendo: “Rabi, sabemos que és mestre, vindo de Deus; pois ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele” (João 3.2), ao que Jesus respondeu:

 

“EM  VERDADE, EM  VERDADE TE DIGO QUE AQUELE QUE NÃO NASCER DE NOVO, NÃO PODE VER O REINO DE DEUS” (JOÃO 3.3).

 

Se o Senhor tivesse dito isso a Zaqueu, que era cobrador de impostos, ou a Maria Madalena, que havia cometido adultério, ou talvez ao ladrão que estava pendurado ao Seu lado na cruz, é muito provável que nossa capacidade humana e finita conseguisse compreendê-lo. Notemos, porém, que Jesus disse isso a uma autoridade entre os judeus, o que significa que todos nós, sem importar nossa condição social, precisamos nascer de novo.

 

2. O NOVO NASCIMENTO NOS PERMITE VER O REINO DE DEUS

 

Assim como viemos ao mundo através de um nascimento físico, do mesmo modo precisamos experimentar também um nascimento espiritual a fim de que possamos entrar no mundo celestial. O novo nascimento só acontece quando aceitamos a Jesus em nosso coração, como único Senhor e Salvador.

 

Este novo nascimento é produzido diretamente pelo Espírito Santo que, através da fé, concebe o espírito de vida do novo homem. Somos seres espirituais que vivemos em corpos físicos e, por meio dos sentidos, nos tornamos conscientes da realidade desta terra. O nascimento físico é apenas um passo que deve nos conduzir ao seguinte, ou seja, o nascimento da nossa natureza espiritual. Quando isso acontece, adquirimos o direito de sermos feitos e chamados filhos de Deus. Neste instante, nossos olhos espirituais se abrem e podemos discernir claramente o reino dos céus.

 

3. DEUS DESEJA O NOSSO NOVO NASCIMENTO

 

“SE O GRÃO DE TRIGO CAINDO NATERRA NÃO MORRER, FICA ELE SÓ; MAS SE MORRER, DÁ MUITO FRUTO” (JOÃO 12.24).

 

O apóstolo Tiago escreveu: “Segundo a sua própria vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas” (Tiago 1.18).

 

Deus deixou a porta aberta para que todo aquele que queira possa renascer na vida espiritual. Jesus disse que o novo nascimento implica um desprendimento desta natureza afetada pelo pecado, para que o espírito possa frutificar no reino espiritual.

 

- Você pode ter um novo coração

 

O Senhor disse por meio do profeta Ezequiel: “Também vos darei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. Ainda porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis as minhas ordenanças, e as observeis” (Ezequiel 36.26-27).

 

Ninguém neste mundo poderá, jamais, ter dois corações ao mesmo tempo; ninguém pode inclinar-se um pouco para Deus e um pouco para o pecado. Quem está do lado de Deus, aborrece o pecado, e quem gosta de pecar, não segue a Deus. A promessa de

Deus é: “coração novo, espírito novo”. Quando isso acontece, Deus remove de nós o coração duro e também o espírito rebelde. O espírito que recebemos é o Espírito do próprio Deus.

 

Paulo compreendeu esse princípio quando disse: “Não sabeis vós que sois santuário de Deus, e que o espírito de Deus habita em vós?” (1Coríntios 3:16).

 

“O Espírito de Deus é o único que nos ajuda a entender a Bíblia, o que nos dá força para obedecê-la e o que prepara o ambiente para que as suas promessas se cumpram”.

 

- Nascerá para uma vida de santidade

 

Para alguns, é bastante difícil compreender plenamente como se dá o novo nascimento. Foi o que aconteceu com a virgem Maria, quando um anjo lhe disse que ela iria conceber o Salvador do mundo. Maria perguntou: “Como se fará isso, uma vez que não conheço varão?”. A resposta do anjo foi: “Virá sobre ti o Espírito Santos, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso o que há de nascer será chamado santo, Filho de Deus” (Lucas 1.35).

 

O Espírito Santo se faz presente em nós quando decidimos fazer parte de Deus. Ele é um cavalheiro e jamais tentará forçar as coisas nem entrará na vida de alguém sem ser convidado. O Espírito Santo atuará somente através da nossa fé na Palavra de Deus. Dessa maneira, pelo simples fato de crermos nas Escrituras e desejarmos que suas palavras se cumpram em nós, o Espírito Santo nos cobrirá com a Sua sombra e conceberá um ser santo, que nascerá em nossas vidas. Ou seja, Ele nos dará o direito legal de sermos também filhos de Deus.

 

O Espírito Santo é a garantia da formação do novo homem

 

O Espírito Santo semeia em nós, a vida de Cristo quando nascemos de novo. Essa semente germina e se desenvolve, manifestando-se progressivamente em nós. O novo nascimento recebe a confirmação do Espírito Santo, por isso não pode ser invalidado nem revogado. “O qual também nos selou e nos deu como penhor o Espírito em nossos corações” (2Coríntios 1.22). O próprio Deus sela com seu Espírito a cada novo crente, garantindo-lhe a vida a eterna e a herança celestial, que serão completas quando formos para o Pai. É por essa razão que devemos evitar entristecer o Espírito Santo.

 

“E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção” (Efésios 4:30).

 

CONCLUSÃO

 

Quando nascemos para uma vida nova em Cristo, recebemos o selo do Espírito Santo. É por isso que nossas prioridades mudam e tudo adquire um sentido diferente.

 

Devemos nos esforçar a cada dia por manter essa paixão pela santidade, a fim de que o Espírito Santo nos revista com o Seu poder.

 

 

 

 

 

IEME – IGREJA EVANGÉLICA MINISTÉRIO EFRAIM – 23.12.2014

bottom of page