top of page

Luz e Trevas

 

Texto: 1 João 1.7

 

INTRODUÇÃO - A Palavra de Deus nos diz que o caminho do justo é como a luz do amanhecer que brilha cada vez mais até a plena claridade do dia. Isso significa que a vida da pessoa que segue a Jesus, obedecendo a Palavra de Deus, brilha irradiando alegria, paz, amor e felicidade.

 

1.  JESUS É O CAMINHO - Aqueles que andam em trevas são cegos espirituais e não conhecem o final do caminho por onde estão andando. A Palavra de Deus diz que “há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos de morte” (Pv 14.12).

 

Jesus é o caminho que nos conduz à vida eterna, pois Ele é a Verdade e a Vida (Jo 14.6). O homem que anda em trevas pratica obras más como: mentira, desonestidade, bebedice, contendas, invejas, vícios, idolatria, feitiçarias, corrupção, adultérios, prostituição, roubo, homicídios, etc., dando, assim, lugar às obras da carne e às suas consequências.

 

A Bíblia diz que os pecadores estão separados da Glória de Deus (Rm 3.23) e não terão entrada no Reino dos Céus (Ap 22.15). Deus aborrece o pecado, mas ama o pecador e, por essa razão, enviou o Seu Filho unigênito, Jesus, para morrer por nós e nos trazer  a salvação.

 

A única forma de o homem ter direito a entrar no Reino de Deus é reconhecer que é pecador, arrepender-se dos seus pecados, confessá-los a Deus em oração e entregar sua vida a Jesus, convidando-o a fazer morada no seu coração.

 

2. COMO ANDAR NA LUZ - Para andar na luz é preciso seguir aquele que é a Luz do mundo – Jesus Cristo, pois Ele mesmo nos diz:

“Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida” (Jo 8.12). Portanto, todos aqueles que seguem a Jesus, andam na Luz e deixam-se guiar pela Palavra de Deus que é lâmpada para os nossos pés, e luz para o nosso caminho (Sl 119.105).

 

Todos que têm Jesus no coração são chamados de filhos da Luz – “porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas.” (1Ts 5.5). Os que são da noite se embebedam de noite, mas nós, que somos do dia, somos edificados na fé em Jesus e na Sua Palavra.

 

CONCLUSÃO - Jesus é a Luz do mundo. Todo aquele que segue a Jesus, consequentemente, está andando na luz e terá entrada no Reino de Deus que é o Reino da Luz.

 

“Bem-aventurados aqueles que lavaram as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que tenham direito a árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.” (Ap 22.14). Na Grande Cidade, a Nova Jerusalém de Deus, não haverá mais noite e não necessitará de lâmpadas, nem luz do sol, porque será iluminada pela Glória de Deus. Aleluia!                        

 

   Igreja evangélica Ministério Efraim – 10.02.2015

bottom of page